Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Alunos do IFPA Campus Marabá Industrial criam APP que melhora o fluxo interno de documentos

  • Publicado: Terça, 06 de Outubro de 2020, 13h08
  • Última atualização em Terça, 06 de Outubro de 2020, 14h11
  • Acessos: 1451

Os estudantes Dayse Ellen Rodrigues, Ryan Gabriel da Silva e Isaque Soares, alunos do curso Técnico em Informática do IFPA Campus Marabá Industrial, com o apoio do professor Fábio Torres, criaram um aplicativo para celular intitulado “Requerimento Digital” que tem como função melhorar a qualidade do processo de gerenciamento de requerimentos desde o momento de sua confecção até o seu arquivamento.

Os requerimentos são documentos preenchidos pelos alunos em inúmeras situações para solicitar à Secretaria Acadêmica do Campus que suas demandas sejam atendidas, como a justificativa de faltas, pedido de segunda chamada, revisão de nota, revisão de prova, pagamento de disciplina, crédito de disciplina, entrega de atividades complementares, trancamento da matrícula, destrancamento da matrícula, reintegração ao curso, desistência do curso e permuta do curso.

 Mas estes procedimentos citados até então são feitos de forma manual, necessitando que o interessado vá até o campus para fazer sua solicitação. Este processo além de dificultar o acesso do estudante ao documento, também traz problemas no gerenciamento do mesmo, como arquivamento e gastos com papel, o que seria resolvido com a utilização do aplicativo e a possibilidade do interessado acompanhar o andamento da solicitação.

 Os alunos que participaram do projeto falaram como foi participar e o aprenderam durante a produção do aplicativo. Ryan Gabriel disse que participou  como programador e “durante o desenvolvimento do projeto aprendemos muitas coisas, como o trabalho em equipe, responsabilidades com prazos e participações em reuniões de equipe de programação, além de aprender novas tecnologias e realizar a aplicação das mesmas no projeto”.

Já o estudante Isaque Soares relatou que sua principal contribuição foi auxiliar os colegas no front-end do app (a parte visual), o que, segundo ele, foi um grande desafio já que nunca tinha trabalhado com o framework flutter, que se baseia na linguagem dart, uma linguagem de script voltada à web, além de ter absorvido conhecimentos sobre banco de dados.

A estudante Dayse Ellen destacou que os estudantes trabalharam em algo que irá ajudar o IFPA a resolver um problema de confecção e manuseio de documentos que existe dentro do instituto. “Estamos contribuindo para melhorar um procedimento interno e ainda aprendendo muita coisa sobre APP e linguagem de programação”.

O professor Fábio Torres, coordenador do projeto, destaca que o “APP traz a possibilidade de interlocução entre o requerente e a área de ensino no Campus Marabá Industrial, visando à economia na compra de material de consumo juntamente com a perspectiva da sustentabilidade, o acompanhamento do trâmite das requisições por parte das pessoas que criam os requerimentos, agilidade no processo e melhor controle realizado por parte das coordenações de cursos, as quais não precisarão mais receber folhas de papel, digitalizá-las, inseri-las nos seus computadores e depois enviá-las por meio do e-mail institucional”

O professor Fábio lembrou que as atividades de codificação estavam sendo realizadas dentro dos laboratórios de Informática do campus, porém, por motivos da pandemia de COVID-19 elas foram migradas para as residências dos alunos que possuem computadores, fazendo-se uso de softwares livres, linguagem de programação e um grande número de material de estudos.

É interessante mencionar que o APP pode ser adaptado para uso em outros campi, caso tenham interesse. O aplicativo está em fase de teste e contou com a colaboração do professor Marcelo Edgard Maia, do Marabá Industrial e do Analista de Tecnologia da Informação e Comunicação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Ralfh Alan Machado.

 Ascom Campus Marabá Industrial

 

Interfaces do APP

        

  

Coordenador do projeto

Professor Fábio Torres
      

Estudantes

Dayse Ellen Rodrigues                                          Ryan da Silva

           Dayse Ellen Rodrigues                                                        Ryan da Silva                 


                         
   

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->