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A relação professor-aluno no processo de ensino e aprendizagem é tema de artigo

  • Publicado: Quinta, 30 de Janeiro de 2020, 14h54
  • Última atualização em Quinta, 30 de Janeiro de 2020, 14h56
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   O professor Marcos de Souza, docente de Matemática do Instituto Federal do Pará (IFPA) Campus Marabá Industrial, publicou em dezembro de 2019, no site da revista eletrônica Atlante, um artigo sobre “A relação professor-aluno no processo de ensino e aprendizagem”. O objetivo do trabalho foi apresentar uma reflexão sobre as circunstâncias presentes na relação professor-aluno que podem interferir direta ou indiretamente no processo de ensino e aprendizagem e, portanto, no planejamento do professor.

   Além disso, o artigo sugere possibilidades para mediar essa relação, com o propósito de melhorar a qualidade do ensino e aprendizagem na formação integral dos estudantes. Segundo o professor, no contexto escolar, existem diversas situações que interferem nos processos de ensinar e aprender que podem comprometer a assimilação de conhecimentos dos alunos.

   Ressalta, que aprendizagem é um processo relacionado à mudança de comportamento do estudante na atividade de ensino e, portanto, é fundamental que o docente identifique os fatores que integram a relação professor-aluno e podem prejudicar o ato de ensinar e aprender, desta forma criar alternativas para solucionar o problema.

   Nesse sentido, o planejamento das ações didáticas do professor deve ser baseado nos elementos que interferem o processo de aprendizagem do aluno e o fator político-ético deve regular a relação professor-aluno. O artigo também enfatiza que, para facilitar a aquisição de novos conhecimentos, é fundamental considerar os saberes já adquiridos pelo aluno e compreender o processo educativo como algo que visa, entre outras coisas, a formação do cidadão.

   “Eu espero o artigo possa servir como orientação também para outros professores e assim contribuir para melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Como o artigo foi publicado no final do segundo semestre de 2019, espera-se que os docentes e interessados pelo assunto possam se apropriar desta reflexão e tentar pôr em prática a partir deste ano”, destacou o professor Marcos.

   O professor Marcos Garcia de Sousa é Licenciado e Especialista em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É mestre em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e atualmente 3. Mestrado em Matemática pela UFPA/PROFMAT. O conteúdo do artigo pode ser acessado no endereço http://atlante.eumed.net/.

Ascom Campus Marabá Industrial

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