Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Podcasts – Redação Enem: Competências
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Podcasts – Redação Enem: Competências

  • Publicado: Quinta, 10 de Dezembro de 2020, 12h34
  • Última atualização em Terça, 15 de Dezembro de 2020, 12h08

   A Redação é uma das avaliações mais importantes no Enem principalmente, pois equivale a 1/5 do valor total da prova, sendo, portanto, valorado, na produção de texto especificamente, 1000 pontos do montante de 5.000, referentes às outras quatro provas, que são: Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Assim, fazer uma boa Dissertação-argumentativa é fundamental para conseguir uma boa média geral no exame.

   Pensando nisso e nas dificuldades enfrentadas pelos alunos na hora de escrever uma boa redação no Enem, a professora Vera Garcia, professora de Língua Portuguesa do Campus Marabá Industrial, produziu cinco Podcasts sobre as principais competências cobradas no exame que são:

Competência 1- Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Competência 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Competência 4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Competência 5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos.  

   Nos Podcasts a professora faz uma análise minuciosa de cada competência o que pode colaborar com a produção de uma excelente redação. Para ter acesso ao conteúdo é só acessar o site do Campus Marabá Industrial no endereço: http://marabaindustrial.ifpa.edu.br/.  

Obs.: Texto produzido com informações de apostila “Redação e Literatura Modernista no Enem”, elaborada pelos professores:

Prof° Dr. José Rosa Junior

Profa. Dra. Kauana Penalva

Profa. Ma. Vera Garcia


Competência 01

Competência 02

Competência 03

Competência 04

Competência 05

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->