Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Saiba como solicitar seu certificado do Encceja
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Saiba como solicitar seu certificado do Encceja

  • Publicado: Quarta, 20 de Janeiro de 2021, 13h12
  • Última atualização em Sexta, 19 de Fevereiro de 2021, 10h05

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) é destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino: no mínimo, 15 (quinze) anos completos para o Ensino Fundamental, e no mínimo, 18 (dezoito) anos completos para o Ensino Médio, na data da realização das provas.

Através do Exame o candidato pode obter o Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. O IFPA realiza a certificação apenas para o Ensino Médio.

Quatro áreas de conhecimento são avaliadas: I - Ciências da Natureza e suas Tecnologias, II - Matemática e suas Tecnologias, III - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, e IV - Ciências Humanas e suas Tecnologias. O candidato deve atingir o mínimo de 100 (cem) pontos em cada uma destas áreas e 5,0 (cinco) pontos na redação para estar habilitado a certificação. A inscrição é gratuita.

No IFPA Campus Marabá Industrial você pode solicitar o seu certificado de forma presencial na Secretária Acadêmica de 8h as 12h. Antes de comparecer ao Campus você precisa acessar o link ifpa.edu.br/component/content/article?id=1149, verificar a documentação necessária, preencher o requetimento e só depois verificar junto a Secretaria Acadêmica se a documentação está correta. Em seguida, com tudo em mãos, entrar com o pedido, de forma presencial, no Setor de Protocolo do Campus Marabá Industrial.

Para retirar o certificado, o interessado precisar comparecer na Secretaria Acadêmica do campus no horário de 8 as 12h, portando o seu RG.  O prazo para entrega é de 60 dias.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->