Apresentação/Equipe

• Publicado: Quarta, 14 de Abril de 2021, 09h08
  • Última atualização em Segunda, 05 de Dezembro de 2022, 09h22

APRESENTAÇÃO

A Coordenação da Extensão do Campus Marabá Industrial vem seguindo as diretrizes institucionais das Políticas de Extensão do IFPA, conforme preconiza a Resolução N° 174/2017-CONSUP. Atualmente, se encontra vinculada à Diretoria de Ensino, Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão do IFPA/CMI (DEPEPI) e conta com o apoio das Unidades Extensionistas, que são constituídas por 3 Núcleos, 1 Centro de Idiomas e 3 Comitês, compostos por servidores, discentes e egressos do Campus.

O ano de 2020 foi marcado pela pandemia da Covid-19, a qual, culminou na suspensão das atividades presenciais a partir de março de 2020. Com isso, os diversos setores da sociedade tiveram que se reinventar e se adaptar a este novo momento.

No âmbito da Extensão, o Campus Marabá Industrial vem enfrentando este novo desafio, buscando soluções criativas para desenvolver as unidades extensionistas, aproveitando os recursos tecnológicos e humanos disponíveis.

A extensão é uma via de mão-dupla, com trânsito assegurado à comunidade acadêmica, que encontrará na sociedade, a oportunidade de elaboração da práxis de um conhecimento acadêmico. No retorno à instituição, servidores e discentes trarão um aprendizado que, submetido à reflexão teórica, será acrescido àquele conhecimento.

Logo, as atividades de Extensão têm relação com a comunidade interna e externa do Campus Marabá Industrial, pois a Extensão beneficia a consolidação e o fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais, intensificados com base no mapeamento das potencialidade de desenvolvimento socioeconômico e cultural no âmbito de atuação do nosso campus.

A nossa Extensão é classificada em três eixos, sendo eles:

Extensão Universitária - se resume na ação da instituição junto à comunidade que possibilita o compartilhamento, com o público externo, do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa, sendo a articulação do conhecimento científico advindo do ensino e da própria pesquisa, com as necessidades da comunidade onde o nosso campus se insere, interagindo e transformando a realidade social.
   Extensão Tecnológica - baseia-se ne cooperação entre uma instituição e a sociedade, visando à promoção da melhoria continua e o aumento da competitividade das empresas, associações ou cooperativas, desenvolvendo ações de diagnóstico, transferência de tecnologia, serviços tecnológicos, propriedade intelectual e prospecção de oportunidades tecnológicas para inovação nos arranjos produtivos econômicos, sociais e culturais.
   Extensão Rural - esta, está diretamente ligada a um serviço de educação não formal de caráter continuado, no meio rural, que promove processos de gestão, produção, sustentabilidade, beneficiamento e comercialização das atividades e dos serviços agropecuários e não agropecuários, inclusive das atividades agroextrativistas, florestais e artesanais.
Nesse sentido, seguem, abaixo, as principais ações de extensão consolidadas e que deverão passar por um processo de aprimoramento no Campus, quais sejam:

Cursos de extensão - são ações pedagógicas de caráter teórico e prático, de oferta regular e não regular, que objetivam proporcionar aperfeiçoamento, aprofundamento, formação continuada e qualificação profissional;
Estágios - compreende atividades relativas à prática profissional. É um componente curricular obrigatório para a conclusão da maioria dos cursos na modalidade de educação profissional e tecnológica. Considerando o contato do estudante com o mundo do trabalho, a inserção do discente nesse mesmo mundo e a criação de oportunidades de emprego e de renda, convém estabelecer diretrizes, visando o início da relação do estudante do Campus com o mundo do trabalho;
Visitas técnicas ou aulas de campo - ancoram a interação das áreas acadêmicas da Instituição, sobretudo no âmbito do ensino, com o mundo do trabalho. Visam, especialmente, a aproximação entre teoria e prática, ao aprofundamento da aprendizagem e ao contato com as inovações ou as transformações tecnológicas no mundo do trabalho;
Eventos - são ações de cunho social, técnico, científico, esportivo, artístico e cultural que tanto favorecem a difusão e a socialização do conhecimento quanto a interação e a participação da comunidade externa e/ou interna;

Acompanhamento de egressos - constitui-se no conjunto de ações que visam acompanhar o itinerário profissional do egresso, na perspectiva de identificar cenários, propiciar oportunidades de emprego e renda e retroalimentar o processo de ensino, pesquisa e extensão da Instituição;

Projetos acadêmicos, culturais, artísticos e esportivos - compreendem tanto ações de promoção, socialização e difusão da ciência, da cultura e das artes quanto ações integradoras de natureza desportiva; Relações institucionais e parcerias - objetivam estabelecer, externamente, relações interinstitucionais e parcerias externas ao Instituto, atuando como um instrumento para a melhoria do ensino, da pesquisa e da extensão.

Por fim, contamos com o auxílio da comunidade interna e externa ao nosso campus, para que juntos possamos cumprir todo os objetivos da nossa extensão e assim melhorar a sociedade que nos rodeia.

ACESSE AQUI O RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO DE 2020 E FIQUE POR DENTRO DE TUDO QUE ROLOU.

EQUIPE

Naum Pestana Collins