Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Extensão
Início do conteúdo da página

Extensão

Extensão no Campus Marabá Industrial

 

   A extensão é uma via de mão-dupla, com trânsito assegurado à comunidade acadêmica, que encontrará na sociedade, a oportunidade de elaboração da práxis de um conhecimento acadêmico. No retorno à instituição, servidores e discentes trarão um aprendizado que, submetido à reflexão teórica, será acrescido àquele conhecimento.

   Logo, as atividades de Extensão têm relação com a comunidade interna e externa do Campus Marabá Industrial, pois a Extensão beneficia a consolidação e o fortalecimento dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais, intensificados com base no mapeamento das potencialidade de desenvolvimento socioeconômico e cultural no âmbito de atuação do nosso campus.

   A nossa Extensão é classificada em três eixos, sendo eles:

   Extensão Universitária - se resume na ação da instituição junto à comunidade que possibilita o compartilhamento, com o público externo, do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa, sendo a articulação do conhecimento científico advindo do ensino e da própria pesquisa, com as necessidades da comunidade onde o nosso campus se insere, interagindo e transformando a realidade social.

   Extensão Tecnológica - baseia-se ne cooperação entre uma instituição e a sociedade, visando à promoção da melhoria continua e o aumento da competitividade das empresas, associações ou cooperativas, desenvolvendo ações de diagnóstico, transferência de tecnologia, serviços tecnológicos, propriedade intelectual e prospecção de oportunidades tecnológicas para inovação nos arranjos produtivos econômicos, sociais e culturais.

   Extensão Rural - esta, está diretamente ligada a um serviço de educação não formal de caráter continuado, no meio rural, que promove processos de gestão, produção, sustentabilidade, beneficiamento e comercialização das atividades e dos serviços agropecuários e não agropecuários, inclusive das atividades agroextrativistas, florestais e artesanais.

   Nesse sentido, seguem, abaixo, as principais ações de extensão consolidadas e que deverão passar por um processo de aprimoramento no Campus, quais sejam:

♦ Cursos de extensão - são ações pedagógicas de caráter teórico e prático, de oferta regular e não regular, que objetivam proporcionar aperfeiçoamento, aprofundamento, formação continuada e qualificação profissional;

♦ Estágios - compreende atividades relativas à prática profissional. É um componente curricular obrigatório para a conclusão da maioria dos cursos na modalidade de educação profissional e tecnológica. Considerando o contato do estudante com o mundo do trabalho, a inserção do discente nesse mesmo mundo e a criação de oportunidades de emprego e de renda, convém estabelecer diretrizes, visando o início da relação do estudante do Campus com o mundo do trabalho;

♦ Visitas técnicas ou aulas de campo - ancoram a interação das áreas acadêmicas da Instituição, sobretudo no âmbito do ensino, com o mundo do trabalho. Visam, especialmente, a aproximação entre teoria e prática, ao aprofundamento da aprendizagem e ao contato com as inovações ou as transformações tecnológicas no mundo do trabalho;

♦ Eventos - são ações de cunho social, técnico, científico, esportivo, artístico e cultural que tanto favorecem a difusão e a socialização do conhecimento quanto a interação e a participação da comunidade externa e/ou interna;

   Acompanhamento de egressos - constitui-se no conjunto de ações que visam acompanhar o itinerário profissional do egresso, na perspectiva de identificar cenários, propiciar oportunidades de emprego e renda e retroalimentar o processo de ensino, pesquisa e extensão da Instituição;

   Projetos acadêmicos, culturais, artísticos e esportivos - compreendem tanto ações de promoção, socialização e difusão da ciência, da cultura e das artes quanto ações integradoras de natureza desportiva; Relações institucionais e parcerias - objetivam estabelecer, externamente, relações interinstitucionais e parcerias externas ao Instituto, atuando como um instrumento para a melhoria do ensino, da pesquisa e da extensão.

   Por fim, contamos com o auxílio da comunidade interna e externa ao nosso campus, para que juntos possamos cumprir todo os objetivos da nossa extensão e assim melhorar a sociedade que nos rodeia.


CAIO SÉRGIO MONTEIRO BRASIL BORGES
COORDENADOR DE EXTENSÃO IFPA/CMI
PORTARIA: 1380/2019/GAB.
CONTATOS: (94) 98142-2427


Projetos

   Atualmente o IFPA Campus Marabá industrial tem 04 três projetos de extensão em execução do Programa Institucional do IFPA Campus Marabá Industrial de Bolsas de Extensão e da Próreitoria de Extensão.

EDITAL n° 16/2019 – PIBEX

Projetos em execução no ano de 2019/2020:

Título: Os jogos e as brincadeiras sinalizadas como recurso para o Ensino/Aprendizagem de Libras nas escolas
Coordenadora do Projeto: Andreza dos Santos Flexa

Título: Xadrez Na Escola: Aprendendo E Ensinando
Coordenador do Projeto: Kassio Derek Nogueira Cavalcante

Título: Saúde e saneamento ambiental e estudo epidemiológico na comunidade da folha 12, no Bairro Nova Marabá – Marabá – Pará.
Coordenador do Projeto: Nazareno Melo da Silva

EDITAL Nº 03/2019 - PROEXTENSÃO

Projetos em execução no ano de 2019/2020:

Título: Informática na melhor idade
Coordenador do Projeto: Fábio De Oliveira Torres


DOCUMENTOS IMPORTANTES

>> DOCUMENTAÇÃO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO (ESTAGIÁRIOS) 

Documentação de estágio geral (.zip)

>> DOCUMENTAÇÃO PARA SOLICITAÇÃO DE CARGA HORÁRIA DE EXTENSÃO (DOCENTES)

Solicitação de Declaração (.doc)


Certificados do Salão do Livro

Download aqui!

Fim do conteúdo da página
-->