Página inicial > Últimas Notícias > Notícias > Últimas Noticias > Visitas técnicas à Fibralink envolvem alunos do curso técnico integrado de Informática do CMI-IFPA

• Publicado: Sexta, 10 de Novembro de 2023, 10h28
  • Última atualização em Sexta, 10 de Novembro de 2023, 10h41

Nos dias 06 e 08 de novembro de 2023, duas turmas do 3º ano do Curso Técnico Integrado de Informática do Campus Marabá Industrial (CMI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) realizaram visitas técnicas à empresa Fibralink, localizada na cidade de Marabá, Pará.

As turmas, referentes aos anos de 2020 e 2021, ambas do período da manhã, tiveram a oportunidade de imergir nos bastidores da Fibralink, uma empresa do ramo da Tecnologia da Informação (TI). O objetivo da visita foi proporcionar aos estudantes uma compreensão prática de como os conceitos aprendidos em sala de aula podem ser aplicados no ambiente operacional.

Durante a visita, os discentes exploraram diversos setores da Fibralink, incluindo atendimento aos usuários, centro de operações de rede, desenvolvimento de aplicações, auditoria e o impressionante Data Center (Centro de Dados). Destaca-se que a experiência foi enriquecida pela presença, não somente da Sra. Elizabete Ribeiro, líder do marketing da empresa, como da Srta. Dhennifer Pereira, uma egressa do Curso de Informática, que guiou a visita, compartilhando sua experiência como auditora na empresa.

A colaboração do diretor da Fibralink, Sr. Rodrigo Barroso, também foi notável. Mesmo com sua agenda atribulada, ele reservou preciosos minutos para apresentar às turmas os valores, infraestrutura e aspirações da organização. Esta interação proporcionou aos alunos uma compreensão aprofundada da parceria existente entre o CMI-IFPA e as empresas locais.

Com este tipo de atividade, há a exposição à sociedade local do compromisso contínuo do CMI-IFPA em oferecer aos seus estudantes e futuros profissionais de TI uma compreensão real da dinâmica colaborativa entre a instituição e as empresas da região, destacando a importância da integração entre conhecimento teórico e aplicação prática no campo da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).