Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do Marabá Industrial apresentam projeto sobre a relação do homem com a natureza na Cultura Ocidental

• Publicado: Segunda, 25 de Junho de 2018, 10h43
  • Última atualização em Quinta, 19 de Julho de 2018, 15h42

Alunos e professores do Campus Marabá Industrial apresentaram no dia 15 de junho, sexta-feira, para alunos e professores da Escola Municipal Pedro Peres Fontenelle, que fica localizada na Morada Nova, o projeto “Relação humana com a natureza na cultura ocidental: fundamentos, pressupostos e possibilidades”, desenvolvido por alunos e professores do campus.

O projeto de pesquisa tem como principal objetivo Investigar como as formas de pensar e agir que influenciaram a relação humana com a natureza no decorrer do período moderno e contemporâneo da história ocidental, e, por meio dos resultados encontrados pensar em soluções para melhorar as formas com que o ser humano se relaciona com a natureza e assim construir um sistema ecológico equilibrado.

Partindo desse pressuposto, os estudantes, orientados pelos professores, realizam pesquisas e expõem os trabalhos sobre a relação do homem com a natureza na cultura ocidental moderna e contemporânea, passando a conhecer pressupostos e fundamentos epistemológico, visando a possibilidade de melhorar a relação entre homem e o meio ambiente.

O projeto iniciou em 2017 e tem previsão de término para 2019. A cada trimestre os estudantes apresentam os resultados das pesquisas para determinado período histórico. Nesta sexta, falaram sobre os seguintes períodos históricos: Renascimento e Revolução Industrial, Iluminismo e Revolução Francesa, Conflitos e Tensões na Contemporaneidade.

O coordenador do projeto, professor de Filosofia Juliano Sistherenn, afirmou que “os alunos gostam muito de pesquisar sobre esses assuntos e os resultados são sempre satisfatórios, o interesse deles foi crescendo ao longo do desenvolvimento do trabalho, assim como o total apoio de todos os professores envolvidos”.

Os estudantes que participam do projeto de pesquisa são: Adria Michelle Matos, André Araújo, Aline Sousa, Luciana de Melo, Lueme da Silva, Karine Machado, Maysa da Conceição e Maria Eduarda dos Santos, Milleny da Silva e Victorya Caroline da Luz. Já os professores orientadores são: Alan Cristian Santos (História), Andreza Flexa (Literatura),Josélio Ramos (Matemática), Juliano Sistherenn (Filosofia), Maria da Conceição Rodrigues (História), Maria Vieira (Sociologia), Michele Vargas(Literatura) e Silvana de Sousa Silva (Geografia).

Ascom - Campus Marabá Industrial