Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Contos e Crônicas - Escritoras Brasileiras

Projeto Contos e Crônicas - Escritoras Brasileiras

• Publicado: Sexta, 24 de Mai de 2019, 11h32
  • Última atualização em Sexta, 24 de Mai de 2019, 11h38

Estudantes participam de estudos sobre Contos e Crônicas

Alunos do Ensino Médio Integrado do Marabá Industrial participam do projeto de extensão “Exercícios de leitura e escrita a partir de Contos e Crônicas de escritoras brasileiras”, desenvolvido pela professora Michele Vargas, em parceria com as professoras Edimara Santos, Simone Mendonça e Amanda Gomes, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Unifesspa.

O projeto tem como proposta incentivar a produção textual a partir dos estudos de dois gêneros literários: as crônicas e os contos de narrativas produzidas por mulheres que escreveram no século XIX, bem como aquelas que escreveram e publicaram nos séculos XX e XXI.

O principal objetivo é incentivar o hábito da leitura e escrita entre os estudantes a fim de proporcionar uma reflexão teoricamente fundamentada sobre o tema da escrita feminina, evidenciando o processo de construção do lugar de fala das escritoras brasileiras.

No segundo momento do projeto, após o estudo dos gêneros literários, a intenção é fazer com que os alunos produzam contos e crônicas, levando-os a refletir sobre as suas próprias produções textuais.

A ação acontece há 3 meses, mas segundo a professora Michele, foi o suficiente para se obter resultados. “Percebemos que os estudantes envolvidos no projeto se interessaram mais por pela leitura de textos literários e quando se envolvem nos debates e discussões escrevem com mais criatividade e dedicação”, destacou a professora.

Ascom Marabá Industrial