Página inicial > Últimas Notícias > Ações Preventivas contra Abuso e Assédio

Ações Preventivas contra Abuso e Assédio

• Publicado: Segunda, 03 de Junho de 2019, 11h16
  • Última atualização em Segunda, 03 de Junho de 2019, 11h23

Marabá Industrial realiza ações preventivas contra o abuso e assédio às crianças e adolescentes

O Campus Marabá Industrial iniciou nesta sexta-feira, 31, uma programação de prevenção contra o abuso e assédio sexual às crianças e adolescentes, que seguirá até o final de junho com inúmeras atividades. O objetivo é estabelecer estratégias de enfrentamento no âmbito do IFPA em consonância com o que está previsto no Plano Nacional de Enfrentamento à violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

O Marabá Industrial está realizando ações culturais, palestras, rodas de conversas e concurso de redação sobre a temática. A sexta-feira, 31, foi considerado o Dia Da das atividades dentro o campus e contou com exposições, apresentações de danças e conversas com psicólogas.

Os alunos do primeiro ano do Curso Técnico em Informática espalharam cartazes pela instituição com relatos de crianças e adolescentes que foram abusados e com orientações de como se prevenir desses assédios. “É muito importante falar sobre esse assunto e conscientizar as pessoas do quanto isso é errado e de como esse tipo de crime atinge a vida dessas pessoas, tudo isso precisa ser combatido e a escola está aqui para nos orientar e nos ajudar”, disse o estudante Willian Sena, de 16 anos.

Na manhã do dia 31, as psicólogas Oziléia Costa, do Ministério Público do Pará, e Tábata Veloso do Parápaz conversaram com os alunos sobre a temática, possibilitaram a interação e conseguiram passar informações aos estudantes e tirar a dúvida de muitos sobre a prática desses crimes.

Para Oziléia Costa é muito importante falar sobre esse assunto justamente por causa da prevenção “percebo que ainda tem muito tabu sobre isso e falar sobre essa questão ajuda a amenizar a angústia de quem está passando por esse tipo de situação, fazendo com que a criança ou adolescente possa se abrir e falar sobre o que está acontecendo, pois o silêncio contribui para que o abusador continue a praticar os atos, principalmente dentro do ambiente familiar. Então a escolas precisam estar abertas sim a esse diálogo, precisam dar voz a esses alunos, se atentando sempre para a forma de como abordar o tema”, destacou.

No período da tarde professores e técnicos participaram de uma palestra com a delegada Simone Felinto e de uma roda de conversa com Cintia Rabelo, Pedagoga da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Na manhã desta segunda-feira, 3, os estudantes participaram de uma roda de conversa sobre saúde mental com a participação do psicólogo Robson Casarin, da Unifesspa.

“Essa é uma ação muito importante que nós devemos trabalhar de forma periódica, porque percebemos que isso dar apoio para que os nossos alunos possam falar sobre o assunto e de repente nos contar se estão passando por algum tipo abuso, pois essas situações também prejudicam o desempenho escolar e afeta as relações sociais dessas crianças e adolescentes”, enfatizou Maria Vierira, chefe da Coordenação Pedagógica do Marabá Industrial.

Ascom Marabá Industrial