Página inicial > Últimas Notícias > Campus Marabá Industrial sedia curso para Conselheiros Tutelares

Campus Marabá Industrial sedia curso para Conselheiros Tutelares

• Publicado: Terça, 25 de Junho de 2019, 17h00
  • Última atualização em Quarta, 26 de Junho de 2019, 08h46

O Campus Marabá Industrial está sediando curso voltado para Conselheiros Tutelares, a iniciativa é da Escola de Conselheiros Tutelares do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) em parceria com o Instituto Federal do Pará (IFPA) e tem como principal objetivo realizar a formação continuada desses agentes.

Deram boas-vindas aos participantes do curso o Diretor Geral Do Marabá Industrial, Jackson Oliveira; o diretor de Ensino Everaldo Fernandes e o coordenador de Extensão Caio Brasil. A programação segue até sexta-feira, 28, de 9h as 12h e de 14 as 17h. A última aula está prevista para o final de setembro, no núcleo de Marabá devem participar 40 conselheiros.

A proposta consiste na oferta de um curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de 200 horas, dividida em cinco módulos de 40h, na modalidade semipresencial. As aulas acontecem uma vez por mês e são transmitidas ao vivo, via satélite por meio de teleaulas, para os polos de apoio, que funcionam nos Institutos Federais dos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

No estado do Pará o curso está acontecendo em cinco núcleos: IFPA Bragança, IFPA Santarém, IFPA Breves, IFPA Conceição do Araguaia e IFPA Marabá Industrial. A intenção é formar, aproximadamente, 600 pessoas abordando os seguintes eixos: Direitos Humanos e a Doutrina da proteção integral de Crianças e Adolescentes; Gênese, histórico e fundamentos; Estado, Políticas Públicas e Democracia; Conselhos dos Direitos e Conselhos Tutelares: O Ético, o Político e o Técnico; as Políticas Públicas de Atendimento e Planos Nacionais.

Para Gilmara Neves, Conselheira Estadual e Municipal do Conselho da Mulher e Diretora Nacional da Kolping (movimento social popular a serviço do trabalhador e de sua família), disse que este tipo de ação é muito importante para o fortalecimento do trabalho realizado pelos Conselheiros.

“A gente percebe que em alguns lugares os conselheiros não sabem lhe dar muito bem com certas situações e desconhecem algumas informações não sabendo exatamente qual o seu papel dentro da instituição. O curso se torna ainda mais apropriado por estarmos em um período de renovação nos conselhos, com novas pessoas eleitas e que precisarão significativamente dessas informações”, destacou Gilmara.

As assistentes sociais Elizabeth Branch, do Campus Tucuruí, e Wedylla Brandão, da Prefeitura de São Domingos do Araguaia, são tutoras do curso e falaram sobre a importância dessa formação para melhorar a atenção e o atendimento por parte dos Conselhos Tutelares e, consequentemente, para o fortalecimento da instituição.

“Precisamos estar continuamente em formação , unindo teoria e prática, é justamente essa proposta que que o curso vem trazer, enfatizando quais as violações que precisam ser imediatamente combatidas para que não só as crianças e adolescentes, mas todas as pessoas que precisarem de um Conselho Tutelar possam ser acolhidas e seus direitos possam ser devidamente garantidos”, enfatizou Wedyla.

Elizabeth também destaca que o curso tem o objetivo de suprir a falta de informações sobre algumas ações que competem aos conselhos e que acabam afetando no rendimento de alguns atendimentos. “ Existem pessoas que estão trabalhando nessa área, mas acabam em algum momento tendo dificuldade de agir em certas situações pela falta de conhecimento, então o curso vem ajudar no empoderamento desses agentes que estão ali tentando fazer o melhor que podem”.

O Diretor Geral do Campus, Jackson Oliveira, disse que está é uma excelente iniciativa e “a região vai poder contar com pessoas preparadas e capacitadas na direção dos Conselhos, a sociedade ganha muito com isso e, principalmente, nossas crianças e adolescentes terão o atendimento necessário e adequado”.

Ascom Marabá Industrial