Página inicial > Últimas Notícias > Trabalho de pesquisa de professor do IFPA é destaque na Alemanha

Trabalho de pesquisa de professor do IFPA é destaque na Alemanha

• Publicado: Terça, 29 de Outubro de 2019, 14h29
  • Última atualização em Segunda, 02 de Dezembro de 2019, 09h55

O professor Rodrigo Wanzeler, docente de Língua Portuguesa no Campus Marabá Industrial, esteve no período de 11 a 14 de setembro de 2019, no 13º Congresso Internacional da Associação Alemã de Lusitanistas, realizado na Universidade de Augsburg, Alemanha. O tema do congresso era “Espaços, fronteiras e passagens no mundo de Língua Portuguesa” e na ocasião Rodrigo apresentou o trabalho “A poética de Batuque e a revista O Mundo Português: olhares díspares sobre culturas africanas”, que foi um dos destaques do evento.

O trabalho apresentado pelo professor é um recorte da pesquisa de doutorado intitulada “PEIXE FRITO, SANTOS E BATUQUES: Bruno de Menezes em experiências etnográficas”, defendida em 2018, no programa de pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). No recorte o professor faz uma comparação entre as formas de abordagem sobre culturas africanas realizadas pelo poeta Bruno de Menezes, em "Batuque", e pela revista o Mundo Português.

De acordo com o trabalho apresentado pelo professor, a obra de Bruno de Menezes possui uma densidade e riqueza quase inesgotáveis que para serem captadas, traduzidas e expressadas demandam um caráter interdisciplinar, pois a sua literatura se interliga com diversas áreas do conhecimento, tais como: Antropologia, História, Sociologia, Estudos Culturais e Pós-Coloniais.

Assim, diante destes conhecimentos sobre o “Batuque”, livro de Bruno de Menezes, pulicado em 1931, que traz importantes registros sobre as manifestações culturais africanas, Wanzeler tenta relacionar esses registros com os publicados pelos intelectuais portugueses Hugo Rocha e Emílio Castelo na revista “O Mundo Português”, periódico veiculado no ano de 1930, início do Regime Salazarista, o chamado Estado Novo, em Portugal.

Rodrigo Wanzeler observou que as duas formas de abordagem sobre a cultura africana, publicadas no livro e na revista, são muito diferentes. “O Mundo português” traz um olhar dito moderno, mas que denota preconceito e carrega em si a latente necessidade de civilizar o outro estigmatizado, a partir da perspectiva colonizadora. Já em “Batuque” Bruno de Menezes fala de um histórico de privações, opressão, ritos e reivindicações, vivenciada pelo povo negro, revelando uma rotina de marginalização vivenciada pelos negros desde os tempos da escravidão.

Tendo esse trabalho instigante e minucioso em mãos, Rodrigo ficou sabendo do Congresso e enviou um resumo do seu trabalho que foi imediatamente aceito pela organizadora do evento. Segundo o professor, o trabalho foi muito bem recebido pelo fato de a maioria dos participantes estarem pela primeira vez e contato com a literatura de expressão amazônica, tanto que a figura de Bruno de Menezes foi posta em destaque durante as discussões do simpósio.

Jackson Oliveira, Diretor Geral do Campus Marabá Industrial, falou sobre a iniciativa do professor. “Primeiramente preciso parabenizar o nosso professor pelo excelente trabalho realizado e, principalmente, de levar o nome do IFPA para outros países. Isso mostra o quanto professores e alunos precisam de investimentos em pesquisa e o quanto são capazes de construir trabalhos maravilhosos, como o do Rodrigo. Depois, precisamos compreender como esse estudo é importante, é um trabalho relevante e que coloca em evidência a cultura africana, principalmente os problemas enfrentados pelo provo negro e, também, não podemos esquecer do quanto esse povo foi e é importante para a construção da sociedade brasileira e do fortalecimento da nossa cultura”, enfatizou Jackson.

Para Rodrigo Wanzeler a participação no congresso foi muito importante. “Significa muito poder ter seu trabalho exposto e reconhecido fora de seu país, mostrando a importância de fazer uma pesquisa que, apesar dos contingenciamentos, ainda segue seu curso no Brasil e, mais especificamente, na Amazônia. Além, claro, da experiência incrível que é conhecer outro país, lidar com outros modos de vida, um ganho cultural muito grande”, destacou.

Rodrigo Wanzeler é graduado em Letras, Licenciatura em Português e Inglês, Pela Universidade Federal do Pará (UFPA); mestre em Estudos Literários pela UFPA e doutor em Antropologia Social pela UFPA.

Ascom Marabá Industrial