Página inicial > Últimas Notícias > Professora Kauana Penalva e suas dicas para atividades no isolamento social

Professora Kauana Penalva e suas dicas para atividades no isolamento social

• Publicado: Quinta, 16 de Abril de 2020, 16h24
  • Última atualização em Quinta, 16 de Abril de 2020, 16h25

Professora Kauana Penalva e suas dicas para atividades no isolamento social

Com a suspensão das atividades presenciais em toda a rede do Instituto Federal do Pará (IFPA) em função da pandemia do coronavírus e entendendo a importância de manter, neste momento, o isolamento social, o Campus Marabá Industrial está levando aos alunos e comunidade dicas dos professores sobre diversos assuntos para que quem tenha interesse possa, de alguma forma, organizar suas atividades e manter uma rotina saudável.

A segunda dica sobre livros e filmes é da professora Kauana Penalva. A docente é formada em Letras pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e no dia 30 de março de 2020, na Universidade Federal Fluminense (UFF) defendeu a tese "Vozes subalternas na Literatura brasileira de expressão amazônica", concluindo assim o seu doutorado e retornando às atividades no Campus Marabá Industrial.

Kauana deixou um recadinho para os alunos:

“Queridos alunos,

estamos passando por um momento sem precedentes, por conta da pandemia provocada pelo covid-19, e a melhor maneira de enfrentar esses tempos difíceis é manter a saúde física e emocional. Daqui, envio algumas dicas de livros, filmes e séries que podem ajudá-los a criar, a entender e, sobretudo, a pensar nesse período de isolamento social. Que a gente não esqueça também de olhar para o lado e ser solidário com os que mais precisam. Em breve vamos nos reencontrar, voltar à normalidade e creio que valorizaremos muito mais as oportunidades que nos são oferecidas dentro da sala de aula. Sinto saudade de nossas aulas presenciais e também do calor de nossos diálogos. Espero que estejam todos bem, na medida do possível. Saúde para todos nós!”

A professora fez algumas indicações de livros, filmes e séries que ajudarão, não só os alunos, mas todos que estejam precisando de alguma orientação nesse período.

Indicações de livros para o período de isolamento social

EU SOU MALALA, escrito por Malala Yousafzai em parceria com a jornalista Christina Lamb.

Esse livro é uma autobiografia da mais jovem ganhadora do prêmio Nobel da Paz, escrito especialmente para o público jovem. No enredo, a história de uma garota de apenas 10 anos que lutou com todas as suas forças por seu direito à educação serve de inspiração para milhares de outros jovens como ela. Malala foi criada em uma região pacífica do Paquistão, mas que foi totalmente transformada pelo terrorismo, quando a música vira crime e as mulheres são proibidas de ir à escola. É nesse contexto que ela aproveita para defender tudo o que acredita.

CONTOS E MICROCONTOS, de Sarah Vervolet.

Todos os contos desse livros são maravilhosos e a leitura é bem leve. O conto que mais gostei é o "contanto que eu não chore". A autora narra a proximidade da dona Lourdes com a morte e o último suspiro de vida para ver o nascimento dos filhinhos de Dona de uma forma muito emocionante. Fica até difícil seguir as orientações do título. Uma leitura para pensar e repensar em nossas fragilidades, na linha difusa entre vida e morte. Uma leitura formidável!

Mais indicações de livros:

Mulheres Empilhadas, Patrícia Melo;

Um defeito de cor, Ana Maria Gonçalves;

Vidas Secas, Graciliano Ramos.

Indicações de séries e filmes

Anne With an E – série;

O menino que descobriu o vento – filme;

Beleza Oculta - filme;

Com amor, Van Gogh - filme;

Guerra Mundial Z- filme

OBS. Os livros EU SOU MALALA e CONTOS E MICROCONTOS estão disponíveis nos links abaixo:

Ascom Marabá Industrial